Ultimamente está se tornando cada vez mais comum ver carros com suspensão a ar rodando pelo Brasil, principalmente em feiras e eventos do setor automotivo. Porém, ainda há muita desinformação a respeito deste tipo de suspensão. Dúvidas e questionamentos são frequentes para aqueles que ainda não viram o sistema de perto, por este motivo o site Carbritus foi até a B&F Suspensões, uma das empresas pioneiras na fabricação de kits de suspensão a ar (totalmente nacional) acompanhar a montagem de um carro passo-a-passo.
Antes de iniciarmos o passo-a-passo da montagem vale ressaltar que qualquer tipo de veículo pode receber uma suspensão a ar, salvo algumas excessões, como carros que possuem suspensão c/ barras de torção. Existem basicamente 2 tipos de montagem de uma suspensão a ar, são elas:
- Sistema independente
- Sistema frente e traseira
Com o sistema independente é possível regular cada uma das 4 rodas do veículo de maneira independente, ou seja, é possível levantar e/ou rebaixar apenas a roda dianteira do lado esquerdo, ou a roda traseira direita e assim por diante. Já com o sistema frente e traseira é possivel levantar e/ou rebaixar a frente ou a traseira do carro, ou seja, através dos botões de acionamento da suspensão as duas rodas dianteiras e/ou traseiras são acionadas simultaneamente.
Sendo assim vamos partir para a montagem do kit. O carro que ilustra esta matéria é uma GM Ipanema, o tipo de montagem da suspensão a ar escolhido é o independente nas 4 rodas. Inicialmente o carro é colocado sobre cavaletes para mante-lo elevado. Na dianteira, antes de retirar o conjunto do telescópio para fora, é preciso separar o disco de freio, as pinças, a homocinética e o terminal de direção. Na traseira apenas a roda é retirada e o amortecedor é solto para facilitar o manuseio do eixo traseiro.
Na dianteira, o telescópio original do carro é substituido por outro com o corpo encurtado, o amortecedor original também é substituido, agora ele é 30% mais duro. A mola é retirada do telescópio e no mesmo local é colocado a bolsa de ar. O amortecedor permanece no mesmo lugar, sua aste passa por dentro da bolsa, servindo para vedar a mesma, impedindo o vazamento de ar. Com o novo conjunto finalizado, (telescópio, bolsa de ar e amortecedor) ele é novamente montado no carro, discos de freio, pinças, homocinética e o terminal de direção são recolocados em seus devidos lugares.
A próxima etapa é passar todo o mangueiramento pelo carro. As mangueiras saem do cilindro onde o ar é armazenado e vão para as válvulas solenóides, das válvulas, as mangueiras vão para as bolsas de ar, passando pelos manômetros (relógios) que indicam a pressão de cada bolsa de ar (no caso da suspensão frente/trás a pressão de ar da dianteira e traseira do carro). Ao todo são gastos cerca de 15 metros de mangueira (variando de carro para carro).
Na parte traseira em baixo do carro e na frente próximo ao motor são colocadas as válvulas solenóides, são elas que controlam a entrada e saída de ar das bolsas. No caso do sistema independente são colocadas 2 válvulas solenóides para cada bolsa (roda) 1 faz a entrada do ar e a outra faz a saída do ar. No caso do sistema frente e trás, são utilizadas 2 válvulas para cada 2 bolsas (rodas) 1 para entrada outra para saída do ar.
Na parte traseira em baixo do carro e na frente próximo ao motor são colocadas as válvulas solenóides, são elas que controlam a entrada e saída de ar das bolsas. No caso do sistema independente são colocadas 2 válvulas solenóides para cada bolsa (roda) 1 faz a entrada do ar e a outra faz a saída do ar. No caso do sistema frente e trás, são utilizadas 2 válvulas para cada 2 bolsas (rodas) 1 para entrada outra para saída do ar.
No porta-malas do carro fica o cilindro de ar que armazena todo o ar responsável pelo "sobe-e-desce" do carro. No cilindro utilizado neste carro cabem cerca de 130 libras, fazendo o carro subir e descer aproximadamente 7 vezes. Quando o ar do cilindro acaba é necessário recarrega-lo, para isto basta uma bomba de pneus convencional (a mesma que utilizamos em postos de gasolina para calibrar o pneu do carro).
Para quem deseja mais conforto, o kit de suspensão a ar conta também com 2 acessórios opcionais, são eles: o controle remoto e o compressor. O controle remoto, faz o mesmo papel dos botões de acionamento da suspensão instalados no interior do carro, porém, através de controle remoto. Já o compressor, faz a captura do ar para o cilindro, não sendo mais necessário utilizar uma bomba de pneus para encher o cilindro de ar.
Instalação finalizada
Abaixo fotos do carro com a suspensão completamente instalada, mostrando algumas das variações conseguidas através da suspensão a ar. A variação de altura muda conforme o carro, na Ipanema deste passo-a-passo chega a cerca de 10 cm.
Bolsas traseiras e dianteiras murchas
Bolsas traseiras e dianteiras cheias
Bolsas traseiras murchas e dianteiras cheias
Bolsas traseiras cheias e dianteiras murchas